Skip to content
frete grátis nas compras acima de 250 reais | parcele em até 3x sem juros

Cidades Flutuantes

Você já esteve em uma rua da cidade e olhou para o espaço acima de você e pensou: “eles realmente deveriam fazer algo com isso?”

Não, esta não é uma pergunta “clickbait”. Como a Fast Company relata, o eco-arquiteto do Framlab, Andreas Tjeldflaat, está propondo edifícios flutuantes reais, tipo zeppelin, no espaço vazio acima das estradas municipais e até mesmo combater as mudanças climáticas neste processo.

O projeto Oversky é, como Tjeldflaat disse à FastCo, uma tentativa de construir uma “cloudscape” como um novo tipo de praça pública. O apelo futurista não termina aí, no entanto – a empresa está propondo “estruturas rígidas de fibra de carbono” que, de acordo com seu site, “criariam caixas fortes e leves para células de gás de elevação de hélio”. Isso contrasta com o hidrogênio, é claro, que é altamente inflamável e causou o terrível desastre de Hindenburg em 1937.

“Os painéis dos módulos certamente podem ser empregados sozinhos como parte de projetos de construção e infraestrutura mais convencionais”, acrescentou.

As visualizações renderizadas dos compartimentos flutuantes os fazem parecer algo saído de um jogo minimalista de alto conceito, como o popular “Monument Valley” no estilo Escher, e Tjeldflaat admitiu em sua entrevista à FastCo que o design ainda é muito teórico.

No entanto, a ciência por trás da proposta - que inclui não apenas as células de fibra de carbono de hélio, mas também o que o arquiteto chama de "engenharia nanofotônica", uma tecnologia que, segundo Tjeldflaat, resfriaria os módulos flutuantes usando "uma estrutura de material semelhante a espuma com bolsas de ar em nanoescala” que irradiam calor de volta para a atmosfera e resfriam o espaço abaixo dela da mesma maneira que as árvores fazem naturalmente.

Dado que os combustíveis fósseis estão exacerbando muito as mudanças climáticas e são o principal combustível que alimenta o ar condicionado, esse tipo de tecnologia pode ser revolucionário.

Pode parecer um sonho flutuante, mas com conceitos científicos tão fascinantes por trás dessa bela proposta, pode valer a pena investigar – ou pelo menos sonhar.


Fonte: Futurism.com

Imagem: Framlab.com

0 Comments

There are no comments for this article. Be the first one to leave a message!

Leave a comment

Please note: comments must be approved before they are published