Skip to content
frete grátis nas compras acima de 250 reais | parcele em até 3x sem juros

Plásticos nos Oceanos - Remover ou Evitar

Todos aqueles vídeos de organizações sem fins lucrativos de limpeza oceânica despejando redes gigantes cheias de resíduos plásticos no convés dos barcos podem não ser tão positivos quanto parecem. De acordo com um novo relatório publicado ontem pela Vox, a limpeza de plástico oceânico pode realmente estar fazendo mais mal do que bem.

No mês passado, o oceanógrafo Clark Richards notou algo um pouco estranho sobre a organização sem fins lucrativos de plástico Ocean Cleanup coletada na Great Pacific Garbage Patch, um deserto gigante de grandes e pequenos pedaços de plástico capturados em uma espiral rotativa de correntes oceânicas entre a Califórnia e o Havaí. Richards disse que a organização sem fins lucrativos – que de acordo com a Vox inclui o CEO da Salesforce, Marc Benioff, e o bilionário Peter Thiel como investidores – provavelmente encenou o vídeo porque o lixo estava simplesmente muito limpo.

“A julgar pela quantidade de bioincrustação neste lixo (nenhum), ele estava flutuando no meio do Pacífico por cerca de 1 hora antes de ser recolhido. Eu chamo de besteira essa façanha – provavelmente é um vídeo encenado”, disse Richards no Twitter.

Para ser justo, a Ocean Cleanup teve uma resposta rápida e disse que em partes do lixo não há nutrientes ou oxigênio suficientes para sustentar a vida como as algas. Mais tarde, eles também postaram um segundo vídeo que mostrava plástico mais sujo recuperado do oceano. Dr. Andrew Thaler, especialista em ciência oceânica e ecologia do fundo do mar, disse que o plástico parecia mais com o que outras equipes de limpeza retiraram do patch no passado.

Além de todas as suspeitas em torno de onde o plástico realmente veio, a Vox informou que os navios da Ocean Cleanup usam toneladas de combustível fóssil e expelem emissões como qualquer outro veículo, e que as redes de lixo geralmente incluem capturas acessórias como peixes, tartarugas e importante vida marinha. .

Não é que a Ocean Cleanup não esteja fazendo um trabalho importante – certamente está. Mas quando uma organização iniciada por um jovem inventor de 18 anos cheio de propósitos se mistura com bilionários que estão mais preocupados com imagem e lucro do que realmente salvar o mundo, é provável que haja oportunidades para melhorar.

Além disso, especialistas dizem que não podemos limpar exatamente todo o plástico do oceano enquanto estivermos despejando toneladas e toneladas de volta na água. Desligar a metafórica mangueira de bombeamento de resíduos em águas frágeis é provavelmente uma rota muito mais eficiente.

 

Fonte: Futurism.com

0 Comments

There are no comments for this article. Be the first one to leave a message!

Leave a comment

Please note: comments must be approved before they are published