O que é Algodão Orgânico?
O que é Algodão Orgânico?
Algodão Orgânico
O algodão orgânico é cultivado com métodos e materiais de baixo impacto no meio ambiente. Os sistemas de produção orgânica abastecem e mantêm a fertilidade do solo, eliminam o uso de pesticidas e fertilizantes tóxicos e persistentes e constroem uma agricultura biologicamente diversa.
Vantagens do Algodão Orgânico
-
não utiliza agrotóxicos (fertilizantes tóxicos)
-
não utiliza pesticidas
-
sementes sem OGM (Organismos Geneticamente Modificados)
-
consumo de água reduzido (em comparação ao convencional)
-
emissões de gases reduzida (em comparação ao convencional)
-
consome menos energia (em comparação ao convencional)
-
previne acidificação do solo
-
previne eutrofização
*Descritivo dos termos no final do texto.
Considerações:
Há estudos que indicam reduções em: consumo de água, emissão de gases, acidificação, eutrofização e demanda de energia primária. De acordo com as pesquisas, a produção de algodão orgânico se mostrou 46% menos instigante ao aquecimento global do que a de algodão convencional.
O cultivo do algodão orgânico preserva a saúde do solo graças à utilização do sistema de rotação de culturas, descartando a necessidade de fertilizantes sintéticos, por consequência, a redução no consumo de água em seu cultivo.
Não há uso de pesticidas, pois, as pragas são combatidas com a inserção de espécies predatórias benéficas ou com outro tipo de planta que seja mais atraente para esses insetos.
Químicos utilizados na agricultura convencional do algodão, além de contaminar a água e o solo, afetam a biodiversidade local e prejudicam os agricultores, que em contato diário com estas substâncias podem ter problemas de saúde. Estima-se que 250 mil agricultores adoecem todo ano. A agricultura orgância contribuiu na redução de 46% das emissões de gases do efeito estufa, 70% das emissões responsáveis pela acidificação do solo e 91% no consumo de água durante a irrigação.
O algodão orgânico é bastante recomendado para pessoas alérgicas, por suas características neutras, sem pesticidas/agrotóxicos.
Com estes diversos cuidados, o cultivo do algodão orgânico exige maior mão de obra, gerando mais empregos e capacitando melhor os trabalhadores. O modelo possui uma relação mais justa entre todos os trabalhadores que participam da produção (trabalho justo - fair trade) em comparação com a produção comum que, ainda hoje e em muitos lugares do mundo, faz uso de mão de obra semi-escrava.
A certificação é feita por agência atestada pela International Federation of Organic Agriculture Movements (IFOAM; em português, Federação Internacional de Movimentações de Agricultura Orgânica).
Certificados
GOTS (Global Organic Textile Standard)
Desenvolvido pelos principais normatizadores para definir os requisitos reconhecidos em todo o mundo para têxteis orgânicos, em todas as etapas, desde a colheita das matérias-primas, fabricação ambiental e socialmente responsável até a rotulagem, os têxteis certificados pelo GOTS fornecem uma garantia credível ao consumidor.
GOTS é o padrão de processamento têxtil líder mundial para fibras orgânicas, incluindo critérios ecológicos e sociais, apoiados por certificação independente de toda a cadeia de suprimentos têxtil. Os produtos finais certificados GOTS podem incluir produtos de fibra, fios, tecidos, roupas, têxteis para o lar, colchões, produtos de higiene pessoal, bem como têxteis para contato com alimentos e muito mais.
Clique aqui e saiba mais sobre a certificação GOTS.
ECOCERT
A certificação tem como escopo a viabilidade de processos produtivos que respeitem o meio ambiente, melhor gestão da energia disponível e dos recursos naturais (água, ar, fertilidade do solo), setores socialmente responsáveis e melhor qualidade e segurança dos produtos.
As principais atividades do certificado são: proteção do clima e do meio ambiente, conservação da fertilidade do solo, preservação da biodiversidade, respeito aos ciclos naturais e bem-estar animal, ausência de uso de produtos químicos e sintéticos, ausência de OGM, rotulagem transparente para os consumidores.
Clique aqui e saiba mais sobre a certificação ECOCERT.
TERMOS UTILIZADOS
-
Pesticida: substâncias ou misturas que têm, como objetivo, impedir, destruir, repelir ou mitigar qualquer praga.
-
Agrotóxico/fertilizantes: agroquímicos, largamente utilizados em monoculturas como forma de conter doenças e pragas nas produções agrícolas. Os fertilizantes, são substância aplicada ao solo ou tecidos vegetais, para prover um ou mais nutrientes essenciais ao crescimento das plantas.
-
Eutrofização ou eutroficação: ocorre quando um corpo de água recebe uma grande quantidade de efluentes com matéria orgânica enriquecida com minerais e nutrientes que induzem o crescimento excessivo de algas e plantas aquáticas.
-
Rotação de culturas: A rotação de culturas consiste em alternar, de forma ordenada, diferentes espécies vegetais em determinado espaço de tempo, na mesma área e na mesma estação do ano.