Ir para o conteúdo

O que é Viscose Sustentável?

O que é Viscose Sustentável?

Viscose

É possível existir uma viscose sustentável? Sim, existe. A mais conhecida e utilizada pela movin, é a viscose EcoVero™ da Lenzing™.  Sua matéria-prima é de origem natural e renovável. Feita de celulose (madeira), provém de fontes certificadas e controladas, derivadas de florestas manejadas de forma sustentável. A organização sem fins lucrativos de proteção ambiental Canopy classificou consistentemente a Lenzing entre os principais produtores de viscose do mundo pelas práticas sustentáveis ​​de fornecimento de madeira e celulose.

Além desta origem, segue padrões de baixo impacto em sua produção, reduzindo em 50% o consumo de água e emissões de carbono. O processo segue rigorosos princípios para evitar quimicos nocivos para o meio ambiente e para os consumidores, sendo certificados pelo renomado EU Ecolabel, FSC®, PEFC™ e TÜV AUSTRIA.

Vantagens

  • de fonte renovável
  • não utiliza fertilizante (crescimento rápido)
  • não utiliza pesticida (proteção natural)
  • redução de emissões de carbono (em comparação viscose tradicional)
  • redução no uso de água (em comparação viscose tradicional)
  • alta capacidade de absorção
  • regulação da temperatura corporal e evita irritação da pele
  • rastreabilidade da cadeia produtiva

Considerações:

A viscose, também conhecida como rayon, tem sido usada para fazer tecidos macios e sedosos e com sensação premium. Feito de celulose purificada, é produzido a partir de polpa de madeira, bambu entre outras fontes, especialmente processada e é frequentemente comparado à seda e ao algodão. No entanto, embora o tecido feito dessa fibra possa ser bonito, a viscose continua sendo uma fibra química semi-sintética. Muitas vezes, a madeira usada para a polpa de madeira provém de monoculturas de irrigação intensiva, que impactam negativamente a terra. Grandes quantidades de produtos químicos altamente tóxicos, como dissulfeto de carbono, são usados durante a produção de viscose. Além disso, o transporte da fibra à base de celulose ao redor do mundo também aumenta o nível de emissões de carbono, tornando-a uma fibra prejudicial.

Por este motivo é de suma importância, analisarmos quais opções no mercado que produzem viscose em processos de baixo impacto, de forma sustentável. É aí que entra a Viscose EcoVero. Produzido pela Lenzing, principal produtor de fibra de celulose, perto do Lago Attersee, na Áustria, o EcoVero é feito com madeira sustentável de fontes controladas que são certificadas pelo FSC (Forest Stewardship Council) ou PEFC (Program for Endorsement of Forest Certification Schemes) na Europa. Mais de 60% das árvores usadas para produzir as fibras EcoVero vêm da Áustria e da Baviera para garantir emissões mais baixas.

A fibra de celulose é produzida em uma instalação de última geração por meio de um processo ambiental novo e inovador com baixa emissão de carbono e uso de água, significativamente menores do que as viscoses convencionais. Quase todos os produtos químicos utilizados durante a produção do EcoVero são recuperados e reutilizados. Em comparação com a produção de viscose convencional, a produção de EcoVero causa 50% menos emissões e consome metade da energia e água, além de seu branqueamento de celulose ser 100% livre de cloro.

A Lenzing também oferece transparência na cadeia de suprimentos, o que torna as fibras EcoVero identificáveis no produto final por meio de sua tecnologia de identificação inovadora.

Certificados

EU ECOLABEL

Estabelecido em 1992 e reconhecido em toda a Europa e no mundo, o EU Ecolabel é um selo de excelência ambiental que é atribuído a produtos e serviços que cumprem elevados padrões ambientais ao longo do seu ciclo de vida: desde a extração da matéria-prima até à produção, distribuição e eliminação. O rótulo ecológico da UE promove a economia circular, incentivando os produtores a gerar menos resíduos e CO2 durante o processo de fabricação. Os critérios do rótulo ecológico da UE também incentivam as empresas a desenvolver produtos duráveis, fáceis de reparar e reciclar.

Os critérios do rótulo ecológico da UE fornecem diretrizes exigentes para empresas que buscam reduzir seu impacto ambiental e garantir a eficiência de suas ações ambientais por meio de controles de terceiros. Além disso, muitas empresas recorrem aos critérios do rótulo ecológico da UE para orientação sobre as melhores práticas ecológicas ao desenvolver suas linhas de produtos.

FSC (Forest Stewardship Council) ou PEFC (Program for Endorsement of Forest Certification Schemes)

A certificação é um processo voluntário em que a certificadora realiza uma avaliação de um empreendimento florestal e verifica os cumprimentos de questões ambientais, econômicas e sociais que fazem parte dos Princípios e Critérios do FSC.

A certificação de manejo florestal FSC confirma que a floresta está sendo manejada de forma a preservar a diversidade biológica e beneficiar a vida da população e dos trabalhadores locais, garantindo ao mesmo tempo a viabilidade econômica. Já o PEFC, Programa para o Endosso da Certificação Florestal, é uma aliança global líder de sistemas nacionais de certificação florestal. Como uma organização não governamental internacional sem fins lucrativos, é dedicada a promover o manejo florestal sustentável por meio de certificação independente de terceiros.

Clique aqui e saiba mais sobre a viscose EcoVero.

Clique aqui e saiba mais sobre a certificação EU Ecolabel.

Clique aqui e saiba mais sobre a certificação FSC.

Clique aqui e saiba mais sobre a certificação PEFC.