translation missing: pt-BR.general.navigation.skip_to_content

BEFW 2020

_release desfile movin


produzido em parceria com biotecam, silvério brandlumilab, weloop, cirkla modo, vicunha .


ano de 2020. vivemos um momento em que precisamos respirar e refletir sobre nossas ações, como indivíduos críticos à nossa realidade. precisamos de um antídoto ao modelo industrial de sociedade que vivemos, em que deixamos nossa conexão natural e social para viver a massificação e a determinação do sistema. 

apresentamos então uma pausa de reflexão, concentração e a oportunidade para vivenciar uma nova realidade, desacelerar e sentir a nossa conexão com os elementos naturais. após meditar, respirar e visualizar nossa essência, criamos consciência e nos tornamos indivíduos críticos, ao questionar os modelos e apresentar novas formas de relações como sociedade, como consumidores, como seres humanos.

acolher a celebração de manifestações positivistas diante de questões complexas. democratizar o uso simples, intuitivo e equitativo que flerte com tecnologias emergentes e materiais inteligentes, preferencialmente de fibras e beneficiamentos naturais. esse é o objetivo. 


materiais apresentados:

materiais orgânicos, reciclados, de baixo impacto e de tecnologias de ponta como biotecidos produzidos com bactéria. 

propostas de novos modelos:

reutilizar, reparar e sob demanda são modelos que servem como novas propostas, uma antítese ao fast-fashion.

economia circular (sétimo look) (parceria cirkla modo): nosso conceito de produto circular. além de ser produzido com matéria-prima reciclada, é um produto 100% reciclável. entre os aspectos do produto:

- cadeia pré-definida de reciclagem e reciclagem pós-consumo;

- composição única para posterior reciclagem;

- características ideais para reparo, upcycling e durabilidade;

- característica ideal pela inserção de tecnologia vestível (parceria movin + weloop);

- em conformidade: regras nacionais e internacionais de trabalho justo;

- em conformidade: processos e métricas sustentáveis de produção.


parcerias:

movin + silvério brand: 

quatro looks iniciais

movin + biotecam: 

look 10, bio tecido e máscaras

movin + lumilab: 

quinto look em diante (intervenções de texto e costura) e prototipagem tridimensional movin.

movin + cirkla modo: 

sétimo look (jeans reciclado e produto circular)

 

_release marcas

movin

em 2011 foi lançada a movin, marca dedicada ao lifestyle essencial, minimalista e consciente, tendo como direcionamento a equação: design + tecnologia + ética. aplicadas múltiplas soluções, tem como objetivo oferecer produtos com materiais sustentáveis, processos tecnológicos de baixo impacto, transparência e rastreabilidade. tendo o compromisso da inovação contínua, lançou o movin zro®, projeto no qual se aplica o formato de pré-venda e sob-demanda para eliminar estoques, assim como pesquisas de bio tecidos (bactéria), através de parceria com instituto de pesquisa (biotecam).

tornou-se a primeira marca de moda brasileira certificada pelo sistema b e premiada best for the world 2017 e 2018, além de diversos prêmios nacionais e internacionais.

em 2020, lançou a spinoff weloop, focada na criação do guarda-roupa do futuro, conectado aos princípios da economia circular e à iot.

instagram: https://www.instagram.com/startmovin/

facebook: https://www.facebook.com/startmovin


pedro ruffier

pedro ruffier é o fundador da ininitu x, uma empresa que se dedica a acelerar a transição para um estilo de vida mais consciente e tecnológico. as marcas que compõem o portfólio são movin (moda), weloop (mercado online) e tropik cosmetics (cosméticos).

desde 2011, as marcas receberam vários prêmios, como best for the world 2017 e 2018 da b-corporation, management excellence e grand award zuzu angel, empresa mais notável e sustentável da pr newswire, e muitos mais.


biotecam bio tecido

tecido biológico - texticel

o tecido biológico é 100% natural, compostável e vegano. é composto por um arranjo não ordenado de fibras de celulose nanocristalina, sintetizadas por bactérias do gênero acetobacter, durante o cultivo. a produção do bio tecido em laboratório é sustentável, com insumos simples, não-poluentes e renováveis, e pegada hídrica e de carbono reduzidas. em comparação com os processos de produção de tecidos tradicionais, a preparação de bio tecidos utiliza tecnologias verdes. leva de 3 a 5 semanas para ficar pronto entre cultivo, colheita e lavagem, secagem e processamento de acordo com o uso final. além disso, podem ser tingidos com pigmentos naturais ou industriais.


biotecam

a biotecam é uma startup carioca focada na solução de problemas ambientais através do uso da tecnologia. trabalhamos com sistemas de tratamento de esgoto e corpos hídricos através da oxigenação e, desde, 2017 desenvolvemos o texticel, nosso tecido sustentável composto por celulose bacteriana.

website: https://biotecam.com.br/

instagram: https://www.instagram.com/biotecam_biotecidos/

email: contato@biotecam.com.br


silvério brand

criada em 2014 , a paulistana silvério brand mistura técnicas de atelier para a construção de uma moda urbana / contemporânea criando uma maneira de reconhecer seus sentimentos e questionando a nossa noção de belo, através de volumes inventivos e silhuetas lúdicas através de um olhar romântico. 

instagram: https://www.instagram.com/silveriobrand/

 

rafael silvério

formado pela faculdade santa marcelina em desenho de moda (2013), pós graduação na unip em negócios internacionais e comércio exterior(2016), criativo e fundador da silvério brand marca de moda urbana paulistana que mistura técnicas de atelier para um produto que reflete o tempo.   

também colunista do fashion revolution e consultor criativo em branding para negócios criativos. fundador e vamer guardião no vamo (vetor afro indígena na moda).

instagram: https://www.instagram.com/silveeerio/


lumilab

incentivamos o fazer com as próprias mãos pois acreditamos que quando uma pessoa aprende a fazer, passa a valorizar o processo e os agentes do processo, começa a repensar seus propósitos de consumo, além de o diy trazer uma recompensa emocional muito mais valiosa do que o simples hábito de comprar. buscamos promover através da lumilab, uma alternativa ao consumo de moda, inserindo o cliente novamente no processo, como era antigamente e com isso tornar a elaboração de uma roupa em algo afetivo e com a real expressão da identidade própria de cada um. ​

website: https://lumilab.cc/

instagram: https://www.instagram.com/lumilab.cc/

 

cirkla modo

a cirkla modo é uma consultoria independente para atuação de moda sustentável e circular na união europeia e brasil, criada para promover mudanças rumo à implementação dos princípios de economia circular relacionados.

apoiando os clientes na identificação e desenvolvimento de ideias inovadoras como estratégias de design e modelos de negócios, assim como promovendo a circularidade da moda em colaboração com instituições e iniciativas educacionais, cirkla modo tem como objetivo contribuir para um mundo fashion sem desperdícios, responsável e próspero.

website: http://www.cirklamodo.com/

instagram: https://www.instagram.com/alice.beyer.schuch/

 

weloop

uma plataforma que viabiliza a comercialização entre pessoas de produtos de segunda mão, assim como facilita a contratação de serviços como reparo, upcycling, lavanderia, doação entre outros que contribuem para ampliar a vida útil das nossas roupas. Uma ferramenta para reduzir impactos, rentabilizar os ativos do nosso armário e incentivar a economia circular e colaborativa.

website: http://www.we-loop.com.br/

instagram: https://www.instagram.com/weloop.social/

facebook: https://www.facebook.com/weloop.social