Ir para o conteúdo
frete grátis nas compras acima de 250 reais | parcele em até 3x sem juros

Tudo sobre - Certificação B

A MOVIN tem a honra de ser uma empresa certificada pelo Sistema B desde 2016, em reconhecimento à nossa jornada transformadora. Desde então, temos evoluído constantemente e, por vários anos, recebemos o prêmio Best For The World, sendo a empresa com a maior pontuação da América Latina em 2022 em todos os segmentos. Por isso, preparamos este artigo para compartilhar nossa experiência com a certificação e incentivar outras empresas a seguirem este caminho em busca do reconhecimento e da responsabilidade social e ambiental.

O que é o Sistema B?

O Sistema B é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2012 com o objetivo de promover uma nova economia, mais justa e sustentável.

A organização é responsável por disseminar o conceito de empresas B, que são empresas que buscam um equilíbrio entre lucratividade, impacto ambiental e bem-estar social, e que operam de forma transparente e responsável. Além disso, o Sistema B também oferece uma plataforma de apoio e capacitação para empresas que desejam se tornar empresas B ou melhorar o seu desempenho em termos de responsabilidade social e ambiental.

A organização atua em diversos países, buscando conectar empresas, investidores e consumidores que compartilham a visão de uma economia mais sustentável e responsável. O Sistema B acredita que é possível construir uma economia que não apenas gere lucro, mas que também promova o bem-estar social e a proteção do meio ambiente, contribuindo para um futuro mais justo e sustentável para todos.

O que é a Certificação B?

A Certificação B é um selo de responsabilidade social e ambiental concedido a empresas que atendem a rigorosos padrões de desempenho em áreas como sustentabilidade, governança corporativa e transparência. Esse tipo de certificação é uma forma de avaliar e reconhecer organizações que operam com foco na sustentabilidade e responsabilidade social, buscando um equilíbrio entre lucratividade, impacto ambiental e bem-estar social.

Empresas que possuem a Certificação B demonstram um compromisso com ações que vão além do lucro, investindo em práticas sustentáveis e impactantes para a sociedade e o meio ambiente.

Como funciona o Sistema B?

Para se tornar uma empresa B, a organização deve passar por um processo de avaliação rigoroso e detalhado que leva em consideração diversos fatores, como governança corporativa, impacto ambiental, relacionamento com funcionários e comunidade, entre outros. Caso atenda a todos os critérios estabelecidos pela organização, a empresa recebe a Certificação B, que acredita a empresa como uma organização socialmente responsável e ambientalmente sustentável.

O que significa o nome Sistema B?

O nome Sistema B vem do termo "Benefit Corporation" (Corporação de Benefício, em português), que é uma forma de constituição jurídica de empresas que buscam um equilíbrio entre lucratividade, impacto ambiental e bem-estar social. O termo "Benefit Corporation" foi criado nos Estados Unidos em 2010, e se tornou um marco para empresas que desejam ir além da busca pelo lucro, e que buscam um propósito maior em suas atividades.

O nome Sistema B foi escolhido para representar a visão de uma economia mais justa e sustentável, baseada em empresas que atuam como agentes de transformação social e ambiental. A letra "B" também pode ser interpretada como uma referência ao termo "Benefit Corporation", que é um dos pilares do movimento liderado pelo Sistema B. Em resumo, o nome Sistema B representa a busca por um modelo econômico que gere lucro de forma compatível com a sustentabilidade ambiental e o bem-estar social.

Quais os benefícios da Certificação B?

Ser uma empresa B Certificada oferece diversos benefícios importantes para as empresas que desejam adotar uma abordagem de negócios mais sustentável e socialmente responsável. Alguns dos principais benefícios incluem:

  • Reconhecimento
  • Diferenciação
  • Acesso a Rede Global
  • Melhoría Contínua
  • Resiliência

Reconhecimento:

A certificação B é um reconhecimento oficial de que a empresa está comprometida com a responsabilidade social e ambiental, o que pode ajudar a atrair investimentos, clientes e talentos que valorizam esses aspectos.

Diferenciação:

A certificação B pode ajudar a empresa a se destacar no mercado, diferenciando-a de outras empresas que não têm um compromisso claro com a sustentabilidade e responsabilidade social.

Acesso a uma rede global:

A certificação B oferece acesso a uma rede global de empresas B, investidores e especialistas em sustentabilidade, o que pode ajudar a empresa a expandir seus negócios e ampliar seu impacto social e ambiental.

Melhoria contínua:

A certificação B incentiva a empresa a implementar medidas para melhorar seu desempenho social e ambiental, o que pode levar a benefícios tangíveis, como a redução de custos, a melhoria da satisfação dos funcionários e a redução do impacto ambiental.

Resiliência:

As empresas B certificadas estão mais preparadas para enfrentar desafios externos, como mudanças regulatórias, crises ambientais ou sociais, ou mudanças nas preferências dos consumidores, pois estão comprometidas em construir um modelo de negócios sustentável e resiliente.

Em resumo, a certificação B pode trazer benefícios significativos para as empresas que desejam adotar uma abordagem de negócios mais sustentável e socialmente responsável, ajudando a diferenciá-las no mercado, a atrair investimentos e talentos e a melhorar seu desempenho social e ambiental.

O que é o B Impact Assessment?

O B Impact Assessment é uma ferramenta de avaliação e certificação criada pela organização sem fins lucrativos B Lab para avaliar o desempenho social e ambiental das empresas. O objetivo da avaliação é avaliar o impacto da empresa em diversas áreas, como governança corporativa, impacto ambiental, relacionamento com funcionários e comunidade, entre outros.

O B Impact Assessment é baseado em um conjunto de critérios rigorosos que são aplicados a todas as empresas avaliadas. As empresas que atendem aos critérios estabelecidos pela B Lab recebem a Certificação B, que é uma credencial que reconhece a empresa como uma organização socialmente responsável e ambientalmente sustentável.

A avaliação B Impact é uma ferramenta importante para empresas que desejam avaliar e melhorar o seu desempenho em termos de responsabilidade social e ambiental. A ferramenta é gratuita e está disponível online para empresas de todos os tamanhos e setores, e tem sido utilizada por milhares de empresas em todo o mundo como um guia para a melhoria contínua do seu desempenho social e ambiental.

Quais as etapas do B Impact Assessment?

O processo de avaliação B Impact Assessment é composto por diversas etapas, que são importantes para a obtenção da certificação B e para a melhoria contínua do desempenho social e ambiental das empresas. As etapas do B Impact Assessment incluem:

Cadastro:

A empresa interessada em realizar a avaliação deve se cadastrar no site da B Lab e preencher as informações básicas sobre a empresa.

Avaliação:

A empresa deve preencher o questionário online do B Impact Assessment, respondendo às perguntas sobre o seu desempenho em relação a diversos aspectos, como governança corporativa, impacto ambiental, relacionamento com funcionários e comunidade, entre outros.

Análise de resultados:

A B Lab realiza uma análise dos resultados da avaliação e fornece um relatório personalizado para a empresa, que indica as áreas em que a empresa se destaca e as áreas em que precisa melhorar.

Melhoria contínua:

Com base nos resultados da avaliação, a empresa deve implementar medidas para melhorar o seu desempenho social e ambiental. A B Lab fornece ferramentas e recursos para auxiliar as empresas nesse processo.

Verificação independente:

Para obter a Certificação B, a empresa deve passar por uma verificação independente do seu desempenho social e ambiental, realizada pela B Lab ou por uma das suas parceiras.

Certificação:

Após passar pela verificação independente, a empresa pode receber a Certificação B, que reconhece a empresa como uma organização socialmente responsável e ambientalmente sustentável.

Renovação:

A certificação é válida por dois anos e deve ser renovada através de uma nova avaliação B Impact.

O que são os Multiplicadores B?

Os Multiplicadores B são indivíduos e organizações que atuam como agentes de transformação e difusão do conceito de empresas B em suas respectivas comunidades e setores. Eles são parceiros do Sistema B e trabalham em conjunto com a organização para promover a disseminação e consolidação do movimento de empresas B em todo o mundo.

Os Multiplicadores B podem ser empresas, organizações sem fins lucrativos, consultores, educadores, investidores ou indivíduos engajados com a causa das empresas B. Eles atuam como embaixadores do conceito de empresas B, promovendo a certificação B, compartilhando as melhores práticas, fornecendo suporte e orientação para outras empresas que desejam se tornar empresas B ou melhorar o seu desempenho social e ambiental.

Os Multiplicadores B têm um papel fundamental no movimento de empresas B, ajudando a disseminar a visão de uma economia mais justa e sustentável em suas respectivas comunidades e setores. Eles são responsáveis por ajudar a ampliar o impacto do movimento, conectando empresas, investidores e consumidores que compartilham a visão de uma economia mais responsável e sustentável.

O que é o Best For The World?

Best for the World é um programa criado pelo B Lab para reconhecer as empresas B que obtêm as melhores pontuações na avaliação B Impact Assessment em relação a diversos critérios de desempenho social e ambiental. As empresas que são reconhecidas como Best for the World são líderes em sua categoria em termos de desempenho social e ambiental.

As empresas são reconhecidas como Best for the World em diferentes categorias, como comunidade, governança, trabalhadores e meio ambiente. Para serem elegíveis para o reconhecimento, as empresas devem ter obtido uma pontuação superior a 80 pontos no B Impact Assessment e atender a outros critérios estabelecidos pela B Lab.

O programa Best for the World é uma forma de reconhecer e celebrar as empresas B que estão liderando a transformação para uma economia mais justa e sustentável. Além disso, o programa ajuda a incentivar outras empresas a melhorar seu desempenho social e ambiental e a buscar a Certificação B.

Como surgiu o Movimento Global de Empresa B?

O Movimento Global de Empresas B teve início em 2006, quando um grupo de empreendedores, liderados por Jay Coen Gilbert, Bart Houlahan e Andrew Kassoy, fundou a B Lab, uma organização sem fins lucrativos dedicada a promover empresas que buscam um equilíbrio entre lucratividade, impacto ambiental e bem-estar social.

A B Lab criou a metodologia de avaliação e certificação B, que se tornou uma referência internacional para empresas que buscam operar de forma mais responsável e sustentável. A metodologia leva em consideração diversos fatores, como governança corporativa, impacto ambiental, relacionamento com funcionários e comunidade, entre outros.

Com o sucesso da metodologia de avaliação e certificação B, a B Lab passou a atuar em diversos países, incentivando a criação de empresas B e colaborando para a disseminação do conceito em todo o mundo. Em 2012, foi criado o Sistema B, uma organização que atua como uma rede global de empresas, investidores e consumidores que compartilham a visão de uma economia mais justa e sustentável, e que utiliza a certificação B como uma ferramenta para avaliar e reconhecer empresas socialmente responsáveis e ambientalmente sustentáveis.

O Movimento Global de Empresas B tem crescido e se expandido rapidamente nos últimos anos, impulsionado pela crescente demanda por produtos e serviços sustentáveis e pela preocupação com os impactos negativos das atividades econômicas no meio ambiente e na sociedade. O movimento tem atraído cada vez mais empresas e investidores que buscam um modelo econômico mais responsável e sustentável, e tem se consolidado como uma das principais referências na promoção de empresas e investimentos de impacto em todo o mundo.

Quem criou o Sistema B?

O Sistema B foi criado em 2012 por um grupo de empreendedores, liderados por Marcel Fukayama, Pedro Tarak e Juan Pablo Larenas, que buscavam uma forma de promover uma nova economia, mais justa e sustentável. Os fundadores da organização já haviam atuado em diversas áreas, incluindo negócios sociais, investimentos de impacto e marketing social, e perceberam a necessidade de criar uma plataforma que conectasse empresas, investidores e consumidores que compartilhassem a visão de uma economia mais responsável e sustentável.

Desde a sua fundação, o Sistema B cresceu e se expandiu para diversos países, tornando-se uma rede global de empresas, investidores e consumidores que buscam um modelo econômico mais justo e sustentável. A organização tem sido reconhecida internacionalmente como uma das principais referências na promoção de empresas e investimentos de impacto, e tem colaborado para a disseminação do conceito de empresas B em todo o mundo.

Qual a Visão do Sistema B (atualizado 2023):

Visão: criar um sistema econômico inclusivo, equitativo e regenerativo para todas as pessoas e o planeta.

Qual a Missão do Sistema B (atualizado 2023):

Missão: apoiar a construção de um ecossistema favorável para Empresas B e outros atores econômicos que usam o poder do mercado para fornecer soluções para problemas sociais e ambientais.

Quais os desafios do Sistema B?

O Sistema B enfrenta diversos desafios atuais relacionados à disseminação e consolidação do conceito de empresas B em todo o mundo. Alguns dos principais desafios incluem:

  1. Sensibilização: embora o conceito de empresas B esteja ganhando cada vez mais visibilidade e aceitação, ainda existe um longo caminho a percorrer para conscientizar a sociedade e os empresários sobre os benefícios e possibilidades das empresas B.

  2. Escalabilidade: o número de empresas B ainda é relativamente pequeno em comparação com o total de empresas em todo o mundo, e é importante que o Sistema B encontre maneiras de escalar o movimento e torná-lo acessível a um número maior de empresas.

  3. Regulação: em muitos países, não há uma regulamentação clara e específica para empresas B, o que pode dificultar a sua operação e limitar o seu potencial de crescimento.

  4. Acesso a financiamento: embora o interesse por investimentos de impacto esteja crescendo, ainda é desafiador para as empresas B acessar capital e financiamento para expandir seus negócios e ampliar o seu impacto.

  5. Concorrência: em alguns setores, as empresas B ainda enfrentam concorrência significativa de empresas tradicionais que não compartilham a mesma visão de responsabilidade social e ambiental.

Para enfrentar esses desafios, o Sistema B está trabalhando em diversas iniciativas, como a expansão do movimento de empresas B para novos países e setores, a promoção de políticas públicas favoráveis às empresas B, a criação de programas de financiamento e investimento em empresas B e a realização de campanhas de sensibilização para promover o conceito de empresas B para a sociedade.

Existem Críticas ao Certificado e Sistema B?

Embora o Sistema B seja amplamente reconhecido como uma iniciativa importante na promoção de empresas e investimentos de impacto, também aparecem críticas. Nada mais justo, já que nada é perfeito e um dos principais objetivos do Sistema B, é a melhoría contínua. Algumas das críticas mais comuns ao Sistema B incluem:

1. Falta de padronização: alguns críticos argumentam que o conceito de empresas B não é bem definido e que as normas e critérios para a certificação B não são claros o suficiente. Eles alegam que isso pode levar a uma falta de padronização entre as empresas B e a dificuldades na comparação entre empresas certificadas.

Como resposta para este questionamento: pode parecer que não há uma padronização em uma visão externa, mas é justamente a possibilidade de exercer a teoria da mudança em diversos segmentos, em diversos formatos e tamanhos de empresas, que as soluções florescem. Mas no ponto central do Sistema B e sua certificação, seguimos uma mesma regra escrita em estatuto social, no DNA da empresa, padronizado para que isso sim, sirva como direcionamento único entre todas as empresas.

2. Viabilidade financeira: alguns críticos questionam se as empresas B são financeiramente viáveis ​​e se conseguem gerar lucros sustentáveis ​​a longo prazo. Eles argumentam que o foco em questões sociais e ambientais pode prejudicar a rentabilidade e a competitividade das empresas.

Como resposta para este questionamento: em nosso entendimento, o desafio contínuo de reduzir impactos, prezar pela sustentabilidade, circularidade, regeneração, transparência e demais argumentos, tornam a empresa mais eficiente, já que os processos internos e externos são revisados, para eliminar desperdícios, resíduos e ineficiências. Logo as empresas são enxutas, são eficientes, criam valor, criam fidelidade, entre outras inúmeras vantagens que fazem dela lucrativa e resiliente.

3. Limitações de escala: alguns críticos argumentam que o modelo de empresas B pode ter limitações em termos de escala e de aplicabilidade a setores específicos. Eles questionam se o modelo pode ser aplicado com sucesso em setores altamente regulados ou em mercados com fortes barreiras à entrada.

Como resposta para este questionamento: setores regulados e setores com forte barreira de entrada ou mesmo altamente competitivos, são desafios constantes. Nosso conhecimento neste ponto nos permite responder o seguinte: há esforços em criar novas regulamentações para incentivar o impacto positivo, na criação de leis, incentivos fiscais, competitividade na economia verde entre outras diversas iniciativas. Talvez este questionamento sirva mais para os setores que não desejam a mudança, ao invés de uma crítica ao movimento. Em todo o caso, há esforços em diversos níveis. Assim como em mercados altamente competitivos, a mudança e entendimento de escala, só será alterado quando perceberem que as ações das quais o movimento B incentiva, só criam benefícios de curto, médio e longo prazo. 

É importante lembrar que essas críticas não invalidam o movimento de empresas B e a sua importância na promoção de um modelo econômico mais justo e sustentável. Em vez disso, elas destacam a necessidade de uma reflexão contínua sobre os desafios e limitações do modelo de empresas B e a busca por soluções que permitam a sua consolidação e expansão.

Sites:

Perfil da Movin no Sistema B: acesse aqui.

B Corporation: acesse aqui.

Sistema B: acesse aqui & aqui.

B Impact Assessment: acesse aqui.

0 Comentários

Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados