Skip to content

O que é Poliamida Biodegradável?

O que é Poliamida Biodegradável?

Poliamida Biodegradável (Rhodia, Grupo Solvay)

A poliamida biodegradável se decompõe na natureza em menos de três anos, num processo químico em que bactérias do solo e do ambiente se alimentam da fibra.

Conhecida por qualidades como toque, conforto, transpirabilidade, absorção de umidade e facilidade de lavagem, a poliamida é muito funcional.

Vantagens da Poliamida Biodegradável

  • biodegrada em até 3 anos
  • fonte parcialmente renovável
  • fácil lavagem
  • fácil passadoria
  •  tecnologia brasileira & produção nacional

Considerações:

Possui fórmula que acelera a biodegradação de roupas e produtos, atendendo demanda global da crescente produção de têxteis sustentáveis, pois é a primeira poliamida 5.6 produzida de fonte parcialmente renovável da América Latina. 

Essa inovadora poliamida, permite que peças feitas a partir dela se decomponham rapidamente após serem corretamente descartadas em aterros sanitários. A biodegradação da peça só começa a agir no momento em que a roupa chega ao aterro sanitário e entra em contato com os microorganismos presentes no ambiente. 

Ao contrário de outros tecidos que levam décadas para se decompor. As malhas feitas com a poliamida biodegradável possuem seu tempo de biodegradação reduzido para cerca de 3 anos, se estiverem em condições apropriadas.

Utilizado principalmente em roupas esportivas, moda praia, lingerie e em acessórios, de acordo com sua rápida absorção de suor, alto nível de conforto e secagem ultrarrápida. Em alguns artigos, assume propriedade antibacteriana, antiviral (inclusive do novo coronavírus) e de ação permanente, desenvolvido para combater a contaminação cruzada entre os artigos têxteis e o usuário.

Os materiais são testados para garantir que estão de acordo com regulamentos de qualidade internacionais — ASTM (American Society for Testing and Materials, Sociedade Americana de Testes e Materiais) para tecidos e malhas e ABNT (Associação Brasileira de Normas Têxteis) para artigos de vestuário.

Certificados

ASTM (American Society for Testing and Materials) 

A ASTM International é líder globalmente reconhecida no desenvolvimento e entrega de padrões de consenso voluntário. Hoje, mais de 12.000 padrões ASTM são usados ​​em todo o mundo para melhorar a qualidade do produto, melhorar a saúde e a segurança, fortalecer o acesso ao mercado e comércio, além de aumentar a confiança do consumidor.

Líder no desenvolvimento de padrões internacionais, é impulsionada pelas contribuições de seus membros: mais de 30.000 dos principais especialistas técnicos e profissionais de negócios do mundo representando 140 países. Trabalhando em um processo aberto e transparente e usando a infraestrutura de TI avançada da ASTM, seus membros criam os métodos de teste, especificações, classificações, guias e práticas que suportam indústrias e governos em todo o mundo.

A Sociedade Americana de Testes e Materiais foi formada em 1898, fundada por Charles B. Dudley, Ph.D., um químico da Pennsylvania Railroad.

Clique aqui e saiba mais sobre a certificação ASTM.