Skip to content

O que é Apexa?

O que é Apexa (DuPont®)?

Apexa (DuPont™)

DuPont Apexa® é um poliéster biodegradável que se decompõe através da compostagem industrial sem causar danos ao solo ou ao meio ambiente. Desenvolvida por meio de tecnologia patenteada e inovadora, a fibra DuPont Apexa® se decompõe em CO2 e H2O simples para reduzir o desperdício têxtil e limitar o impacto ambiental. Além de minimizar o desperdício têxtil, também se mistura com fibras naturais como lã, algodão ou celulose para aprimorar seus atributos, tornando-os mais fortes, macios e duráveis.

Vantagens

  • de origem renovável (faias)
  • biodegradáveis e compostáveis
  • durabilidade & suavidade
  • não utiliza pesticida
  • não utiliza fertilizantes
  • sem OGM (organismos geneticamente modificados)

Considerações:

Em comparação com plásticos degradáveis convencionais, como ácidos poliláticos e succinato de polibutileno, DuPont™ APEXA® se destaca em durabilidade e resistência ao calor. Tem boa processabilidade e praticabilidade próximas às do tereftalato de polietileno (PET) plásticos. Ajuda a reduzir a emissão de dióxido de carbono em comparação com os plásticos comuns que precisam ser incinerados.

A degradação de DuPont™ APEXA® foi confirmada por um experimento de degradação em composto, que observou a diminuição do peso molecular e a diminuição do peso devido à desintegração no composto condicionado. A segurança do composto após a desintegração ou biodegradação da resina APEXA® usada, foi confirmada pela DuPont através de experimentos incluindo cultivo de plantas.

Certificados

JBPA & ISO 14855 

No Japão, a JBPA (Japan Bio-Plastic Association) estipula o padrão de biodegradabilidade para plástico biodegradável. Por sua definição, 60% ou mais de carbono (C: valor teórico) que compõe uma amostra deve ser biologicamente decomposto em dióxido de carbono em 180 dias no teste ISO 14855.

De acordo com o teste ISO 14855 na resina APEXA® pelo CERI (Chemical Evaluation and Research Institute, Japão), 60,7% do corpo de prova foi biologicamente decomposto em 437 dias e, da mesma forma, 75,6% foi biologicamente decomposto em 501 dias.

A resina APEXA® utilizada no ECOFACE® foi interpretada pelo fabricante como material biodegradável mesmo não atendendo ao padrão de biodegradabilidade.