translation missing: es.general.navigation.skip_to_content

O que é Algodão Responsável ABR BCI?

CAMISETA DE ALGODÃO RESPONSÁVEL

O que é Algodão Responsável?

Algodão Responsável

O algodão responsável (abr - algodão brasileiro responsável) incentiva não apenas uma prática de cultivo orgânico, mas envolve também importantes questões sociais da cadeia produtiva, como os direitos trabalhistas, a igualdade de gênero e a prevenção dos trabalhos escravo e infantil.

Vantagens do Algodão Responsável

  • incentiva a prática do cultivo orgânico (não obrigatório)
  • incentiva a preservação da água (nascentes, cursos e reservas)
  • incentiva a preservação do solo e biomas
  • previne o trabalho escravo
  • previne o trabalho infantil
  • aplica regras alinhadas a legislação trabalhista nacional e internacional
  • entre outras vantagens

Considerações:

Como qualquer certificado, devemos cobrar a rastreabilidade e transparência da cadeia produtiva do algodão. Dentre as fazendas certificadas ABR/BCI, nem todas apresentam o algodão orgânico. Desta forma, o certo é procurar se além do certificado BCI, há o certificado de orgânico, como o certificado GOTS (Global Organic Textile Standard).

Há o interesse em expandir a proporção de fazendas certificadas orgânicas, mas é um desafio que merece atenção. Entre os projetos modelos, o algodão orgânico da Paraíba, certificado BCI e orgânico, uma parceria desenvolvida entre Norfil, Coopnatural e outras organizações.

Então lembre-se, nem todo algodão certificado ABR/BCI é orgânico. Confira se há algum certificado de orgânico disponível.

Certificados

ABR (Algodão Brasileiro Responsável)  

Certificação brasileira (Associação Abrapa) que tem como base três pilares fundamentais:  o social, o ambiental e o econômico.  No que diz respeito ao pilar social, a empresa certificada se compromete a alinhar-se com a legislação trabalhista (CLT), com as convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e com a norma regulamentadora 31, que orienta sobre a segurança do trabalho, a saúde e o ambiente ocupacional, além da zero tolerância ao trabalho infantil e escravo. 
No pilar ambiental, o certificado regulamenta métodos produtivos onde haja a preservação da água (suas nascentes, cursos e reservas), do solo e seus biomas e da qualidade do ar, para que deste modo, se tenha um controle sobre o uso de químicos nocivos e valorize-se a cultura do orgânico.  
E por final, o pilar econômico, onde através da aplicação destes princípios éticos há o fortalecimento e uma maior organização da cadeia produtiva.

Clique aqui e saiba mais sobre a certificação ABR.


BCI (Better Cotton Initiative)

Certificação internacional utilizada por grandes marcas globais que possui afinidade com os pilares definidos pela certificação abr, com total foco na redução dos impactos negativos da produção do algodão no meio ambiente e na melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores.  
O BCI também incentiva o desenvolvimento econômico das regiões fornecedoras com a criação e suporte de canais de venda. com este foco, gera-se benefícios reais, como a contenção do uso de químicos danosos e garante a preservação da qualidade da água, do solo e da integridade da biodiversidade. 
Maior qualidade da fibra e o fomento ao trabalho justo também fazem parte desta iniciativa.

Clique aqui e saiba mais sobre a certificação BCI.

Conheça nossos produtos que utilizam o algodão responsável ABR/BCI e GOTS (orgânico), clique aqui.