translation missing: es.general.navigation.skip_to_content

Código de Ética

CÓDIGO DE ÉTICA

INFINITU X COMÉRCIO DE PRODUTOS ECOLÓGICOS LTDA.

APRESENTAÇÃO

Apresentamos o Código de Ética da empresa INFINITU X COMÉRCIO DE PRODUTOS ECOLÓGICOS LTDA., doravante denominada simplesmente INFINITU. Este conjunto de orientações destina-se a proporcionar o conhecimento dos valores e dos princípios éticos que regem a empresa, assim como sua aplicação prática em situações de trabalho. Ele deve servir como orientação facilitadora, diária, a todos os diretores, trabalhadores e partes interessadas, independente da área de atuação e do nível hierárquico por estes ocupados, em seus processos decisórios. 


Este documento contempla os elementos essenciais que devem estar presentes nas relações da INFINITU com seus diferentes públicos, sócios, clientes, trabalhadores e partes interessadas, concorrentes, governos, comunidade, investidores e sociedade.


O presente Código expressa os pontos mais relevantes que devem ser valorizados pela instituição e pelas pessoas que nela trabalham, seguindo a missão de oferecer um produto com qualidade e continuidade de fornecimento, por meio de todos os seus segmentos de atuação.


Sabemos que este Código não se trata de uma norma completa. Na verdade, é um guia que deverá constantemente ser aperfeiçoado e adequado aos avanços dos aspectos morais e éticos próprios da dinâmica inerente à sociedade, ao mercado e as mudanças tecnológicas.


O Código de Ética da INFINITU é apresentado a todos os trabalhadores e partes interessadas, de forma ampla. As recomendações que constam aqui tem o objetivo de oferecer elementos para que todos possam avançar na consolidação de atitudes virtuosas, comprometidas com o agir ético que deve pautar toda e qualquer relação estabelecida com os diferentes públicos que dialogam com a INFINITU.


Queremos, todos juntos, integrar essa instituição, a INFINITU, que opera para melhorar a sociedade, orientados pela transparência, equidade, honestidade, integridade e respeito, contribuindo para um desenvolvimento cada vez mais sustentável e democrático.

MISSÃO

“Através da tecnologia, da ética e do design, oferecemos soluções e experiências valiosas para os nossos consumidores, através de produtos e serviços inteligentes e inovadores presentes no seu cotidiano, possibilitando qualidade de vida e vantagens positivas para si a para o mundo.”

VISÃO

“Tornar-se a marca referência mundial em produtos sustentáveis/éticos de lifestyle essencial e moderno com atuação em diversos segmentos e serviços.”

VALORES

ÉTICA - Agimos com transparência e honestidade, respeitando as pessoas, buscando a contínua melhoria das relações entre a empresa e os diferentes públicos com as quais interage.


EXCELÊNCIA TÉCNICA – Cultivamos a capacidade de buscar soluções aos processos do negócio, por meio do desenvolvimento de melhores práticas, da contínua capacitação profissional e do permanente aperfeiçoamento tecnológico.


SEGURANÇA – Executamos nossas atividades preservando a integridade física dos trabalhadores que estejam direta ou indiretamente envolvidos na fabricação ou na comercialização de nossos produtos.


SUSTENTABILIDADE – Assumimos o compromisso de desenvolver uma cultura corporativa que considere o equilíbrio entre os aspectos econômicos, sociais e ambientais, respeitando as futuras gerações.


VALORIZAÇÃO DAS PESSOAS – Respeitamos as individualidades, reconhecendo e valorizando as contribuições de nossos trabalhadores, apoiando práticas permanentes de equidade de gênero e garantia de livre associação sindical, bem como combatemos a corrupção, trabalho infantil e infanto-juvenil, assédio moral e sexual, visando a satisfação e o desenvolvimento profissional e humano.


POLÍTICAS DE GESTÃO

POLÍTICA DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO

Focada no atendimento às expectativas das partes interessadas (clientes, trabalhadores fornecedores, sócios, sociedade, Organizações Não governamentais e órgãos públicos e privados) e nos compromissos com a gestão da qualidade, ambiental, saúde e segurança no trabalho e responsabilidade social, a INFINITU fundamenta a sua política de excelência em gestão nos seguintes princípios:


  1. Assumir o compromisso público de defesa e proteção aos Direitos Humanos, Direitos da Criança, Direitos Fundamentais do Trabalho, preservação do meio ambiente e prevenção à poluição, combate à corrupção e promoção de boas práticas de governança corporativa, promovendo a integração desses compromissos à suas estratégias organizacionais;

  1. Assumir o compromisso de atuar no aperfeiçoamento de seu capital humano, promovendo uma administração de gestão de pessoas orientada para o desempenho, considerando o ambiente contributivo como o vetor principal para o desenvolvimento dos indivíduos, atendendo aos instrumentos internacionais relacionados às práticas trabalhistas e à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, por entender que seus trabalhadores são parceiros estratégicos e, portanto, fundamentais para suas conquistas;

  1. Atuar com ética na relação com todos os públicos com os quais se relaciona – sócios, trabalhadores, partes interessadas, clientes e a sociedade em que se insere - buscando a sustentabilidade dos seus negócios; e

  1. Adotar as melhores práticas no planejamento e na gestão de seus processos de negócio, de apoio e gerenciais, comprometido sempre com a melhoria contínua e a eficácia do seu sistema de gestão, garantindo o alinhamento dessas práticas aos objetivos estratégicos da empresa. 


POLÍTICA CORPORATIVA DE SEGURANÇA NO TRABALHO E SAÚDE O CUPACIONAL

A INFINITU focada na gestão, produção e comercialização de soluções éticas e sustentáveis, visando zelar pela segurança e saúde no trabalho de seus trabalhadores e partes interessadas, preservando a integridade física e prevenindo as doenças decorrentes do trabalho, manifesta a sua política corporativa de segurança no trabalho e saúde ocupacional e declara como princípios básicos que:


  1. A segurança e a saúde de seus trabalhadores e partes interessadas estão sempre em primeiro lugar;

  1. A prevenção de acidentes é dever e compromisso de todos, independentemente de cargo ou função;

  1. A INFINITU deverá estar totalmente comprometida com todos os aspectos relativos à segurança e a saúde; 

  1. A capacitação, educação e conscientização sobre a prevenção de acidentes devem ser continuamente promovidas de modo a reforçar o comprometimento dos gestores, trabalhadores e partes interessadas; 

  1. A INFINITU deverá atender aos requisitos legais e regulamentares relacionados à segurança e a saúde, além de verificar a observância dos mesmos pelos seus parceiros; 

  1. Cada trabalhador, além de praticar as regras e recomendações de segurança e utilizar os equipamentos de proteção individual e coletiva adequados, é responsável pela preservação de sua segurança; 
  2. Diretoria da INFINITU desenvolverá todas as ações necessárias para o efetivo atendimento da política de segurança e saúde; e

  1. A divulgação desta política deve ser promovida em todos os níveis da INFINITU



POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

“Refletir sobre as práticas da empresa, seu modo de produção e o relacionamento com seus públicos de interesse com o objetivo de promover o seu desenvolvimento empresarial, considerando os aspectos econômicos, sociais e ambientais.”


A Política de Responsabilidade Social da INFINITU encontra-se fundamentada nos seguintes princípios:


  1. COMPROMETIMENTO 

  1. Com a promoção de um ambiente de trabalho que propicie o reconhecimento e a valorização de competências e contribuições dos seus trabalhadores e partes interessadas, respeitando a diversidade de opiniões;

  1. Com um modelo de gestão empresarial orientado pelo respeito ao meio-ambiente e a diversidade social, buscando ajustar, de forma contínua, a sua atuação empresarial com as premissas do desenvolvimento sustentável;

  1. Em participar e contribuir, sempre que possível, para o desenvolvimento sustentável das localidades em que atua, considerando o compromisso empresarial estabelecido na sua Missão;

  1. Preservar e incentivar a manutenção da cultura e tradições das comunidades e localidades;

  1. Com o respeito aos direitos humanos internacionalmente reconhecidos, tratando todas as pessoas com as quais se relaciona com dignidade e respeito; e

  1. Com o cumprimento da legislação brasileira, em especial, a legislação ambiental, a legislação de saúde, de segurança no trabalho e a legislação que garante os direitos ao consumidor. 


  1. DIÁLOGO, COMUNICAÇÃO E TRANSPARÊNCIA 

  1. Buscar um estreito relacionamento com os seus diversos públicos, promovendo um diálogo e uma interação baseada na transparência;

  1. Considerar as informações resultantes dos processos de diálogo como fontes que podem subsidiar a busca de uma melhoria contínua em suas atividades empresariais, em prol de um desenvolvimento sustentável. 

  1. RESPEITO À DINÂMICA SOCIOAMBIENTAL 

  1. Procurar rever constantemente os seus processos e suas práticas empresariais com o objetivo de adequá-los ao desenvolvimento político, econômico e social; e 

  1. Buscar a integração das práticas de conservação ambiental vigentes à dinâmica com que essa questão se constitui na sociedade. 


DIRETRIZES

  1. Apoiar a inserção do conceito de responsabilidade social: 

 

  1. Nos programas de capacitação e desenvolvimento do público interno; 
  2. Na revisão dos processos/procedimentos/atividades de trabalho; 
  3. Nas práticas de gestão dos diversos níveis hierárquicos; 
  4. Nas relações com os diversos públicos; e
  5. Nas demonstrações oficiais de suas atividades empresariais, promovendo a transparência de suas decisões e dos resultados decorrentes das mesmas. 

  1. Promover e apoiar ações junto aos seus diversos públicos que visem: 

  1. Proteger os direitos humanos reconhecidos internacionalmente; 
  2. Erradicar qualquer forma de trabalho forçado ou compulsório e de trabalho infantil; 
  3. Erradicar qualquer forma de discriminação; 
  4. Potencializar a responsabilidade ambiental; 
  5. Incentivar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias ambientalmente sustentáveis; e
  6. Combater a corrupção em todas as suas formas. 


POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE AMBIENTAL 

"Reconhecer as responsabilidades da empresa frente ao meio ambiente, pautando suas atividades na proteção dos recursos naturais, na busca da melhoria contínua, e no atendimento à legislação e normas aplicáveis." a INFINITU apresenta em sua política ambiental o compromisso com as seguintes diretrizes: 


  1. Assegurar que a presença do componente ambiental seja tratada através de uma ação coordenada, progressiva e contínua, ao longo das fases de planejamento, implantação, operação e desativação de todos os produtos e soluções da INFINITU
  2. Atuar, preventivamente, na criação e aplicação de normas e regulamentos das empresas do grupo, relativos ao meio ambiente, complementares à legislação e políticas governamentais vigentes, sem descuidar as realidades regionais. 
  3. Contribuir para a inserção regional dos empreendimentos da INFINITU, buscando a cooperação interinstitucional e comunitária em todos os níveis, oportunizando a execução das diversas atividades pelos órgãos que de direito as detém como atribuição. 
  4. Promover o aperfeiçoamento profissional e tecnológico, buscando a minimização dos aspectos ambientais negativos e otimização dos positivos nos produtos e soluções da INFINITU
  5. Promover a divulgação institucional das ações adotadas em relação ao meio ambiente para o público externo. 
  6. Conscientizar os diretores, trabalhadores e partes interessadas do grupo, através de divulgação e ações de educação ambiental visando o envolvimento de todos com a implementação das presentes diretrizes;
  7. Promover e agir para a redução da poluição nos diversos níveis de atuação da empresa, incluindo o uso racional dos insumos, tratamento dos efluentes, emissão de gases afim de mitigar o efeito estufa (GEE) entre outras soluções;
  8. Atuar e incentivar a utilização de meios de transporte e logística limpos ou que apresentem redução dos seus impactos no meio-ambiente.



PRINCÍPIOS ÉTICOS

Os princípios éticos que orientam a conduta da INFINITU em relação aos seus diversos  públicos buscam, em um processo contínuo e de forma inalienável, consolidar a sua  integralidade ético-empresarial. Suas atitudes e decisões são balizadas pelo respeito aos princípios:


  1. Da justiça, não desistindo do esforço necessário para fazer o bem, considerando a  importância de atender ao bem comum com respeito à diversidade e a dignidade  das pessoas com as quais mantêm relacionamento. 
  2. Da legalidade, agindo de acordo com as leis, regulamentos, políticas, normas, padrões, procedimentos e boas práticas organizacionais.
  3. Da responsabilidade, assumindo o compromisso de promover ações contínuas em favor do desenvolvimento econômico, político, social e ambiental da sociedade, com ênfase nos locais em que atua. 
  4. Da imparcialidade, com a certeza de que os resultados de suas atividades empresariais devem estar direcionados para atender ao bem da sociedade e, que este tem precedência sobre qualquer interesse particular. 
  5. Da honestidade, com a convicção de que o bom relacionamento de sua Empresa com a sociedade é uma consequência natural decorrente de comportamentos e atitudes que primem pela veracidade, aspecto fundamental para a proteção e garantia de uma boa reputação. 
  6. Da privacidade, buscando atualização contínua na adoção de ferramentas de gestão institucionais que garantam aos seus diversos públicos, o sigilo de informações de natureza confidencial. 
  7. Da transparência, aprimorando sua comunicação interna e externa, considerando que uma comunicação espontânea, franca e rápida é relevante para a construção  de relacionamentos alicerçados na confiança. 

RESPONSABILIDADE DOS GESTORES

Os gestores da INFINITU, conscientes do papel que representam, devem ser exemplo de conduta ética para seus liderados, devendo compreender, divulgar, cumprir e fazer cumprir este Código de Ética.


Nas ações ou situações que apresentem eventuais dúvidas ou dilemas éticos, os gestores devem orientar os trabalhadores e partes interessadas quanto à maneira de resolvê-las. 



RECONHECIMENTO DA RESPONSABILIDADE

A INFINITU entende como primordial que seus Diretores, trabalhadores e partes interessadas primem pelo cumprimento deste Código de Ética. Todos têm a responsabilidade de agir em conformidade com os preceitos estabelecidos no Código, contribuindo, desta forma, para a melhoria do ambiente de trabalho e dos negócios da empresa.


Aos Diretores, trabalhadores e partes interessadas da INFINITU é assegurado o direito de oposição à prática de atos ilegais, ou que possam colocar em risco a integridade física das pessoas, a imagem e o patrimônio da empresa. 


Os procedimentos, condutas impróprias ou atos considerados contrários aos preceitos instituídos neste Código devem ser informados, por todos e a qualquer tempo, à Diretoria, utilizando-se os canais de comunicação disponíveis e confidenciais.



CONDUTA ÉTICA PROFISSIONAL 

NA RELAÇÃO COM OS SÓCIOS E INVESTIDORES

Respeitar o sócio administrador e demais sócios nas decisões da INFINITU, objetivando consolidar o pleno atendimento de seus interesses, com responsabilidade, transparência, independência, equidade, zelo pela exatidão, consistência e prazo na divulgação de informações, de modo a permitir, tanto aos sócios quanto aos investidores, uma avaliação fundamentada de risco, visando à garantia e expansão do seu patrimônio. 


Condutas Esperadas

  1. Manter comunicação ampla, clara e compreensível entre a INFINITU, o público interno e o externo, com a obrigação de informar, corrigir e atualizar as informações sobre a INFINITU;
  2. Assegurar-se que todas as informações e registros de que tenha conhecimento e os documentos que lhe dão suporte descrevam e reflitam fielmente as transações ocorridas, sempre com base em critérios definidos que identifiquem o que é passível de divulgação, sem colocar em risco a estratégia e a operação da INFINITU;
  3. Zelar para que as informações cheguem aos sócios, investidores e mercado, não só no prazo legal, mas de forma clara e objetiva;
  4. Promover a cultura empresarial para que o relacionamento entre empresa e mercado seja construído sob o fundamento da franqueza, o que envolve a comunicação dos aspectos positivos ou negativos, favoráveis ou desfavoráveis; 
  5. Levar ao conhecimento dos Diretores eventual descumprimento de regras oriundas da lei, da regulamentação dos órgãos reguladores ou mesmo da política interna;
  6. Verificar as autorizações gerenciais e a aprovação de todas as operações financeiras;
  7. Zelar pela legalidade de todos os atos e decisões efetivadas pela INFINITU;

Condutas Não Aceitas 

  1. Descumprir a legislação vigente. 
  2. Omitir fatos relevantes que possam afetar aos acionistas, investidores e interessados. 
  3. Divulgar e/ou registrar atos e fatos que não condizem com a verdade. 
  4. Transmitir informações antecipadamente à determinada pessoa ou empresa, mesmo que inverídicas. 
  5. Dificultar a transmissão de informações importantes, ocasionando atrasos na divulgação. 
  6. Omitir ou não comunicar aos superiores imediatos eventuais descumprimento de regras, normas ou procedimentos emanados da legislação. 

 


NA RELAÇÃO COM OS CLIENTES

A INFINITU atuando com comprometimento, segurança, qualidade e prazo na prestação dos serviços e soluções, garante que as atividades relacionadas à produção e comercialização de produtos ecológicos respeitam a legislação e não coloca em risco a saúde de seus clientes.


Condutas Esperadas 

  1. Atender as expectativas dos clientes em relação aos produtos e serviços prestados, agindo com respeito e equidade, de acordo com o regramento vigente. 
  2. Orientar os clientes para resolução de problemas e/ou dúvidas relacionados aos produtos e serviços fornecidos pela INFINITU
  3. Atender aos clientes de forma transparente, imparcial e coerente de acordo com a legislação vigente, orientando-os quando houver impossibilidade de realização de qualquer serviço solicitado. 
  4. Garantir, no atendimento aos clientes, respeito e observância aos aspectos de segurança e qualidade, inerentes aos serviços prestados. 
  5. Considerar todas as informações recebidas sobre eventuais falhas nos serviços, visando atender e ultrapassar as expectativas dos clientes. 
  6. Responder a qualquer dúvida ou necessidade dos clientes, construindo e mantendo um ambiente de respeito à dignidade humana. 
  7. Disponibilizar meios de relacionamento para atender aos diversos perfis de clientes, criando condições para um atendimento receptivo e adequado. 
  8. Prestar informações confiáveis em relação aos produtos e serviços solicitados. 
  9. Garantir contínua melhoria dos produtos e dos serviços prestados de forma a atender os prazos estabelecidos com os clientes. 

Condutas Não Aceitas 

  1. Desrespeitar as regras vigentes referentes aos produtos e serviços fornecidos pela INFINITU
  2. Fornecer produtos que possam causar prejuízos ou colocar em risco a saúde ou a segurança dos clientes. 
  3. Utilizar produtos e equipamentos que não atendam aos padrões técnicos de qualidade estabelecidos pelas regras vigentes. 
  4. Priorizar o atendimento de um cliente sem justificativa de ordem legal ou técnica. 
  5. Demorar, propositadamente, no atendimento aos clientes. 
  6. Manifestar qualquer forma de discriminação, desrespeitando a diversidade humana. 

NA RELAÇÃO COM OS TRABALHADORES

A INFINITU preocupa-se em manter com seus trabalhadores, aprendizes e estagiários relações que primam pelo respeito às leis e regulamentos, valorizando a integridade e a diversidade, buscando equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, respeitado o direito constitucional de privacidade dos mesmos. 


É fundamental que a INFINITU busque continuamente um ambiente de trabalho seguro, adotando todas as medidas necessárias para identificar, prevenir, controlar e eliminar riscos, promovendo a preservação da saúde física, mental e moral dos trabalhadores, aprendizes e estagiários.


A INFINITU promove a capacitação contínua garantindo a participação dos trabalhadores, visando uma gestão de pessoas orientada para o desempenho e desenvolvimento profissional. Valoriza a contribuição de cada um e disponibilizam acesso aos recursos de comunicação a todos, contribuindo para uma comunicação efetiva e transparente.


Condutas Esperadas

  1. Respeitar os preceitos do Código de Ética da INFINITU.
  2. Conhecer e agir de acordo com as leis, normas, normativas, regulamentos, procedimentos e padrões da INFINITU, no que lhe couber, colaborando para a melhoria contínua de todos os processos.
  3. Buscar o aprimoramento constante, visando seu desenvolvimento profissional.
  4. Exercer suas atividades com zelo e honestidade, priorizando sempre os interesses da INFINITU.
  5. Praticar e incentivar o trabalho voluntariado em programas desenvolvidos pela INFINITU e por outras instituições afim de contribuir para a sustentabilidade e sem fins lucrativos.
  6. Assumir as responsabilidades decorrentes dos atos praticados em razão de suas atividades na INFINITU.
  7. Tratar todas as pessoas com as quais se relaciona interna e externamente de forma justa, cortês e honesta, visando o respeito, harmonia, transparência, lealdade, dignidade e a cooperação.
  8. Manter comportamento profissional em quaisquer circunstâncias, preservando sempre os interesses da INFINITU.
  9. Utilizar de forma adequada o patrimônio da INFINITU, atendendo suas finalidades e metas.
  10. Executar as atividades sempre em condições de segurança, negando-se a trabalhar em condições de insegurança, desrespeito às normas ou qualquer situação que possa colocar em risco a vida ou a integridade física.
  11. Utilizar adequadamente o conjunto de ferramentas de comunicação disponibilizado pela INFINITU (correio eletrônico, email corporativo, intranet e demais meios eletrônicos), cumprindo as normativas visando garantir segurança e eficácia destes recursos. 
  12. Respeitar, através de políticas internas, a igualdade de condições e oportunidades a todos os trabalhadores em sua ascensão profissional, incluídos terceirizados.
  13. Incentivar a remuneração variável baseada em resultados ambientais, econômicos e sociais.

Condutas Não Aceitas

  1. Realizar, durante o horário de expediente, trabalhos que não estejam relacionados  com as atividades desempenhadas na INFINITU 
  2. Permitir e/ou deixar de relatar situações que exponham trabalhadores e partes interessadas a situações de risco.
  3. Inobservar as normas de procedimentos internos relativos à utilização dos meios de comunicação eletrônica, empregando os recursos disponíveis para fins diversos daqueles necessários ao desempenho das atividades profissionais desenvolvidas na INFINITU.
  4. Divulgar informações pessoais dos Diretores, trabalhadores e partes interessadas desrespeitando o princípio da privacidade.
  5. Divulgar informações confidenciais sem prévia autorização do proprietário e envolvidos.
  6. Utilizar ou instalar programas nos computadores da INFINITU, sem autorização da área responsável.
  7. Manifestar-se em nome da INFINITU, realizar e divulgar todo e qualquer trabalho versando ou utilizando dados da empresa, sem prévia autorização.
  8. Praticar qualquer tipo de preconceito, discriminação, humilhação, coação ou ameaça. 
  9. Participar, direta ou indiretamente, de qualquer forma de assédio moral ou sexual.


NA RELAÇÃO COM OS CONCORRENTES

A INFINITU respeita seus concorrentes e busca sua participação no mercado com a oferta de melhores produtos e soluções, obedecendo aos regramentos setoriais e econômicos onde atua.


Condutas Esperadas

  1. Promover a excelência de gestão da INFINITU, contribuindo para a melhoria constante dos seus produtos e soluções.
  2. Promover campanhas institucionais da INFINITU e utilizar dados objetivos quando houver necessidade de comparar seus produtos e soluções com a concorrência, prestando informações precisas e apoiadas em dados técnicos.
  3. Responsabilizar-se perante a sociedade, por eventuais falhas em seus produtos.
  4. Comercializar produtos a um preço adequado aos custos de produção. 
  5. Empregar meios legais e honestos para colher informações sobre os concorrentes.
  6. Resguardar informações referentes às estratégias de negócios, diferenciais competitivos e outras informações de caráter confidencial. 

Condutas Não Aceitas

  1. Divulgar informações dos concorrentes de forma a prejudicar sua imagem.
  2. Dificultar o direito de escolha dos clientes, nas situações em que for possível optar pela concorrência.
  3. Fazer uso de sabotagem, espionagem industrial, ou qualquer outra forma ilícita  para obtenção de informações privilegiadas.
  4. Participar na formação de cartéis impedindo a livre concorrência, trazendo  prejuízos à sociedade.


NA RELAÇÃO COM OS FORNECEDORES

Cabe à INFINITU incentivar a manutenção das condições de contratação, incentivando o aprimoramento dos fornecedores nos aspectos técnico, jurídico, fiscal, econômico-financeiro, segurança e saúde do trabalho e responsabilidade socioambiental, bem como fiscalizar quanto ao cumprimento de suas obrigações trabalhistas e sociais, visando à dignidade das pessoas que formam seus quadros e atuam em seu nome. 


Condutas Esperadas

  1. Obedecer às normas e princípios legais, agindo com equidade, boa-fé, lealdade e transparência nas relações comerciais. 
  2. Agir com responsabilidade em relação aos compromissos pactuados, instituindo mecanismos efetivos à solução de eventuais conflitos.
  3. Realizar contratações com critérios que visem qualidade, preço justo, menor impacto ambiental e maior retorno social para as partes envolvidas.
  4. Exigir o comprometimento dos fornecedores com a Missão, Visão, Valores e Princípios Éticos da INFINITU
  5. Manter e aperfeiçoar o acompanhamento e a fiscalização dos contratos. 
  6. Incentivar o aprimoramento dos fornecedores nos aspectos técnico, jurídico, fiscal e econômico-financeiro. 
  7. Realizar ações de monitoramento, junto aos fornecedores, para verificação quanto ao cumprimento das normas legais relativas aos produtos fornecidos e aos empregados contratados pelas empresas terceirizadas.
  8. Orientar e fiscalizar os fornecedores quanto ao cumprimento de suas obrigações trabalhistas, sociais e normas de segurança e saúde do trabalho.

Condutas Não Aceitas 

  1. Desrespeitar as normas e os princípios inerentes às contratações públicas, como ampla competitividade, sigilo das propostas, manutenção das condições de contratação, moralidade, transparência, impessoalidade, eficiência e economicidade. 
  2. Permitir situações que possam causar prejuízos ou riscos à vida ou à segurança de pessoas e bens. 
  3. Permitir o trabalho de empresas que não cumpram rigorosamente as normas de saúde e segurança determinadas pela INFINITU 
  4. Praticar atos de restrição de mercado, conluio ou conchavos, aproveitando-se da formalidade inerente às contratações públicas.

NA RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE

Ao reconhecer os impactos ambientais provocados pela sua atuação empresarial e a necessidade de mudança de atitudes frente aos problemas ambientais presentes no nosso planeta e perspectiva de um futuro de consumo mais inteligente, a INFINITU atua de forma a mitigar, prevenir e proteger a biodiversidade do meio ambiente. 


Condutas Esperadas

  1. Gerenciar, reduzir ou eliminar todo e qualquer impacto decorrente dos modelos de negócios, dos produtos, soluções e serviços da cadeia produtiva da INFINITU
  2. Elaborar estudos e planos de ações que visem prevenir possíveis danos ambientais decorrentes das atividades empresariais.
  3. Buscar, de forma contínua, conhecimento atualizado sobre as questões ambientais, principalmente aquelas relacionadas ao desempenho das atividades empresarias. 
  4. Treinar e exigir a capacitação dos trabalhadores e partes interessadas, mantendo-se atualizado sobre o conjunto de procedimentos ambientalmente corretos, inclusive àqueles que tratam de ações de emergência em situação de riscos ambientais. 
  5. Contribuir para a disseminação de práticas que visem preservar e aumentar a qualidade ambiental. 
  6. Atuar com prontidão na presença de situação que possa provocar prejuízo ou colocar em risco o meio ambiente. 
  7. Estabelecer relações e diálogo com agentes e instituições que possam contribuir para melhorar o desempenho ambiental da INFINITU
  8. Priorizar que as contratações da INFINITU sejam estabelecidas com fornecedores que possam comprovar boa conduta em relação às questões ambientais.
  9. Dar transparência às informações sobre impactos e riscos ambientais decorrentes dos produtos, serviços e/ou atividades empresariais. 
  10. Estimular a redução de uso dos recursos naturais, cuidando, especialmente, dos recursos não renováveis ou daqueles que possam provocar prejuízos ambientais.
  11. Estimular os públicos com os quais interage ao consumo consciente e inteligente.
  12. Praticar o reuso, reciclagem e otimização no uso de insumos, objetivando a redução de resíduos.
  13. Agir para a redução de atividades que geram gases poluentes e contribuem para o efeito estufa (GEE).

Condutas Não Aceitas

  1. Provocar intencionalmente qualquer prejuízo ambiental que comprometa a qualidade de vida das gerações futuras.
  2. Desrespeitar as regras ambientais vigentes comprometendo a segurança das pessoas e/ou a reputação da INFINITU.
  3. Omitir informações que possam colocar em risco o atendimento a compromissos ambientais assumidos pela INFINITU.
  4. Utilização excessiva de insumos que comprovem desperdício.




NA RELAÇÃO COM O PODER PÚBLICO

Agir em conformidade com a legislação vigente, de forma honesta e respeitosa, atuando com transparência para assegurar uma comunicação efetiva com o Poder Público, visando cumprir com a sua responsabilidade, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade. 


Condutas Esperadas

  1. Respeitar a legislação, resguardando-se o direito de defesa, a fim de evitar prejuízos à INFINITU ou à sociedade.
  2. Atuar com foco na resolução integral da dificuldade verificada ou proposta, adequada à responsabilidade social e ambiental.
  3. Atuar de forma alinhada com a identidade organizacional. 
  4. Prestar informações corretas, no prazo e forma adequados, buscando demonstrar o ajustamento da conduta da INFINITU.
  5. Cumprir compromissos assumidos, contribuindo de forma efetiva para alcançar os objetivos traçados.
  6. Atuar de forma honesta, no intuito de conciliar os interesses de todas as partes integrantes da relação.
  7. Interagir com os agentes públicos, buscando orientações para melhorar o desenvolvimento das atividades da INFINITU.
  8. Informar aos superiores qualquer hipótese de corrupção.

Condutas Não Aceitas 

  1. Permitir a interveniência ilegítima dos agentes públicos.
  2. Utilizar o nome e a influência da INFINITU em benefício próprio ou de terceiro.
  3. Alterar documentos ou fatos que visem privilegiar qualquer interesse que venha a ferir os princípios de ética e transparência.
  4. Descumprir, injustificadamente, ordem ou decisão terminativa de órgão público que possa resultar em dano à INFINITU ou à sociedade.
  5. Priorizar a atuação político-partidária em detrimento dos interesses da INFINITU e da sociedade em relação com o agente público. 


PRÁTICAS COERCITIVAS À CORRUPÇÃO E À FRAUDE

A INFINITU trata as questões referentes à corrupção, à fraude e à propina de forma preventiva, e efetiva, comprometendo-se com a manutenção da transparência, integridade, legalidade e moralidade de suas ações.


Condutas Esperadas

  1. Prever e aplicar, nos ordenamentos institucionais, normas ou códigos de conduta, o correto e devido comportamento ético no cumprimento das atividades desenvolvidas na INFINITU.
  2. Estabelecer e manter procedimentos que exijam dos dirigentes e trabalhadores, as declarações que sejam autênticas às autoridades competentes em relação as suas atividades externas, ou situações que possam gerar conflito de interesses, relativo à suas atribuições na INFINITU.
  3. Manter sistemas efetivos de gestão de riscos e controles internos que visem erradicar toda e qualquer possibilidade de corrupção, fraude e propina.
  4. Aplicar, em conformidade com o regramento interno e externo, medidas legais e disciplinares a todos os diretores, trabalhadores e partes interessadas que incentivem ou pratiquem atos de corrupção, fraude ou propina.
  5. Adotar medidas e sistemas que facilitem a denúncia de atos de corrupção, fraude e propina às autoridades competentes.
  6. Não exigir, nem insinuar, nem aceitar, nem oferecer qualquer tipo de favor, vantagem, benefício, doação, gratificação, para si ou para qualquer outra pessoa, como contrapartida a suas atividades profissionais, podendo aceitar ou oferecer brindes apenas promocionais, públicos, não exclusivos, sem valor comercial, nos seus relacionamentos com público externo da INFINITU.

Condutas Não Aceitas

  1. Pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares, ou qualquer pessoa, para o cumprimento de sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim. Ressalva-se ser tolerada a aceitação ou oferecimento de brindes apenas promocionais, públicos, não exclusivos, sem valor comercial, nos seus relacionamentos com público externo à INFINITU.
  2. Praticar atos de corrupção, fraude e propina, em todas as suas formas, através de atos ou omissões, por via da criação e/ou manutenção de situações irregulares ou de favorecimento. 
  3. Favorecer, por meio de indicação, fornecedores ou empresas, a clientes e/ou consumidores.


PROCEDIMENTOS PERANTE DÚVIDAS, SITUAÇÕES CONFLITANTES 

OU AÇÕES CONTRÁRIAS AO CÓDIGO DE ÉTICA

Os trabalhadores e partes interessadas que tenham dúvidas, seja a cerca das questões  apresentadas nesse Código de Ética ou sobre comportamentos empresarias éticos,  devem contatar com os gestores das INFINITU,  pelos canais de comunicação disponibilizados pela Empresa para atender a essa finalidade. 


A INFINITU assume o compromisso de manter um ambiente de trabalho em que todas as pessoas se sintam à vontade para expressar suas dúvidas, sempre que necessário. A identificação e o funcionamento dos canais de comunicação que atenderão a esse fim serão apresentados e disciplinados em norma específica, a ser integrada a esse documento quando de sua institucionalização. 


A INFINITU disponibiliza o email (denuncias@startmovin.com) para denúncias de infração ao presente Código de Ética, garantindo total anonimato ao denunciante, e se compromete a divulgar as medidas tomadas em razão da denúncia apresentada.




VIOLAÇÕES AO CÓDIGO DE ÉTICA, POLÍTICAS E NORMAS DA INFINITU

A INFINITU responderá a todas as solicitações de orientação encaminhadas e investigará todas as manifestações que venham a caracterizar condutas de violação ao Código de Ética ou regras corporativas, recebidas pelos canais de comunicação disponibilizados para esse fim. 


O descumprimento dos princípios éticos, das políticas e das normas da INFINITU poderá resultar na adoção de medidas disciplinares previstas na norma da Empresa, que poderão ser estendidas às chefias imediatas e/ou aos demais níveis hierárquicos, nos casos de omissão, negligência ou displicência. 



DISSEMINAÇÃO DO CÓDIGO DE ÉTICA

CAPACITAÇÃO E DIVULGAÇÃO

A leitura e assimilação do Código de Ética é dever de todos, diretores, trabalhadores e partes interessadas. Os demais públicos, diretamente envolvidos com a INFINITU, deverão ser informados sobre a importância de sua adesão aos princípios registrados nesse código. 


Responsabilidades

Cada gestor da INFINITU é responsável pela supervisão e garantia dos processos de trabalho, visando assegurar o conhecimento e a divulgação dos princípios éticos aplicáveis aos relacionamentos internos e externos sob sua responsabilidade. Nesse sentido, deverá constituir e manter canais abertos para interagir sobre os assuntos relativos às possíveis violações ao Código de Ética e/ou às práticas éticas das INFINITU.


Para garantir a ampla divulgação do Código de Ética é importante a colaboração dos setores responsáveis pela comunicação social, recursos humanos e de treinamento e desenvolvimento da INFINITU, tendo em vista a necessidade de ações constantes para a internalização dos conteúdos do Código de Ética. 


O Código de Ética deverá ser disseminado por meio de ações de treinamento, organizadas em programa de capacitação que contemple todos os níveis hierárquicos, com vistas a garantir que seus valores e princípios éticos estejam incorporados na cultura da organização e reflita nos processos de trabalho.


Metodologia

A metodologia propõe elementos a serem contemplados na incorporação dos princípios éticos da organização:


  1. Garantir o envolvimento dos diretores da INFINITU com os princípios éticos e condutas corporativas, uma vez que a tomada de decisão, em nível estratégico, deve estar alinhada a estes princípios.
  2. Valorizar o Código de Ética da INFINITU nos discursos oficiais, tanto no âmbito da empresa, bem como fora dela;
  3. Criar campanhas, programando ações de disseminação interna e externa do Código de Ética de forma clara e objetiva nos meios de comunicação da organização (por meio de cartilhas, revistas, intranet, murais, mala direta, etc.), e no portal da INFINITU para que a sociedade em geral o conheça;
  4. Integrar o material do Código de Ética ao kit de boas-vindas dos novos empregados da INFINITU;
  5. Fornecer cópia do Código de Ética da INFINITU aos fornecedores, exigindo, nos contratos firmados, adesão aos preceitos estabelecidos no código.
  6. Promover anualmente a realização de seminários, simpósios, fóruns ou outros eventos correlatos, que propiciem a difusão e a conscientização de condutas éticas e mobilizem todos os dirigentes, trabalhadores e partes interessadas para o diálogo e o compartilhamento de práticas relacionadas aos princípios e valores estabelecidos.

Programa de Capacitação 

O programa de capacitação visa aumentar a consciência ética do profissional, sob o ponto de vista individual e organizacional. Tem como objetivo elevar a sensibilidade do profissional para princípios e valores estabelecidos no Código de Ética da INFINITU, que devem servir de parâmetros para a solução de dilemas éticos que envolvam a dinâmica empresarial.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria da INFINITU.


A edição deste Código de Ética foi aprovada pela Diretoria da INFINITU em 02 de junho de 2015, entrando em vigor a partir desta data.